Zumbido: quais as possíveis causas?
Sabe aquele barulho que você escuta o tempo todo e que parece que está dentro da sua cabeça? Pode ser um apito, um chiado, pode mudar de volume e de tipo de som, esses barulhos são o que chamamos de zumbido ou tinnitus.
🔹 As causas do zumbido podem estar relacionadas a distúrbios metabólicos (diabetes, colesterol elevado), vasculares, medicamentos, alimentação (cafeína em excesso, álcool), consumo de nicotina e, também, perda auditiva.
🔹 O zumbido não é uma doença e sim um sintoma. Pode ser causado por um ou por mais de um desses fatores, o que faz com que muitas vezes não seja possível determinar a causa exata.
🔹 Em relação a perda auditiva a perda das células do órgão da audição (cóclea) pode ser uma das causas. É muito comum o zumbido ser o primeiro sintoma da perda auditiva, pois mesmo nas perdas leves (e observamos que mais comumente nas perdas auditivas nos sons agudos) ele aparece como um incômodo que desperta atenção.
O ideal é realizar o exame de audição (audiometria) para checar se o zumbido tem como causa a perda auditiva.
Agende uma consulta com nossas fonoaudiólogas e faça um teste grátis!
Agende sua
consulta agora
Oferecemos a melhor experiência para nossos clientes. Atendemos suas necessidades individuais, proporcionando convivência social, qualidade de audição e de vida.